Informativo

Pesquisa da UFV indica atividades físicas para prevenir hipertensão arterial pulmonar

Um estudo realizado pelo professor do Departamento de Educação Física Antônio José Natali durante o seu pós-doutoramento na Inglaterra oferece um motivo a mais para a prática de atividades físicas, garantindo saúde e qualidade de vida. Desta vez, a pesquisa científica mostra que exercícios aeróbicos moderados previnem e ajudam no tratamento da hipertensão arterial pulmonar (HAP), uma doença grave que compromete a oxigenação do sangue e pode levar a falência cardíaca.

A Hipertensão pulmonar é um conjunto de alterações que dificultam a passagem do sangue pelas artérias e veias pulmonares, sobrecarregando o coração e causando cansaço, desmaios e dificuldades respiratórias. A doença não é muito comum, mas é grave, de difícil diagnóstico e tem causas desconhecidas. Mas a ciência sabe que é mais comum em pessoas que tem doenças respiratórias crônicas, anemia, doenças autoimunes e hipertensão arterial. Em casos muito graves, pode haver necessidade de transplante pulmonar.

Antônio Natali explica que alguns estudos já comprovaram que atividades físicas aeróbicas intensas e contínuas são contraindicadas para pessoas acometidas pela hipertensão pulmonar. “Experimentos de laboratório indicam que as atividades aeróbicas contínuas pioram a função cardíaca e geram desconforto em pacientes que já têm dificuldades respiratórias causadas pela doença”. A novidade do trabalho realizado pelo professor da UFV é que as atividades aeróbicas intervaladas retardam o desenvolvimento da doença e a instalação da falência cardíaca. “Nossos experimentos sugerem ummodelo de exercício que intercala episódios de corrida e descanso para prevenção e tratamento inicial da doença em conjunto com medicamentos”.

A pesquisa foi realizada em cobaias de laboratórios, mas os resultados animaram os pesquisadores a dar continuidade em humanos. Antônio Natali explica que existem guias especializados que indicam o tipo ideal de atividades físicas para cada doença e estes protocolos ainda não incluem a hipertensão pulmonar. “Precisamos avançar nos estudos, mas já temos evidências de que atividades físicas moderadas e intermitentes são benéficas a portadores da hipertensão arterial pulmonar e podem ser fator de proteção para grupos de risco”, afirma o professor.

O artigo publicado pelo professor Natali no American JournalofPhysiology: Heart andCirculatoryPhysiology teve tanta repercussão que foi transformado em um podcast no site da Revista Especializada. No áudio, publicado em agosto, o orientador do trabalho responde a uma entrevista de especialistas sobre os resultados da pesquisa realizada entre julho de 2012 e junho de 2013

(Léa Medeiros)

 

Resultados da pesquisa do professor Natali podem modificar tratamento e prevenção da doença

Resultados da pesquisa do professor Natali podem modificar tratamento e prevenção da doença

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Ed. Arthur Bernardes, s/n – 1º andar – sl. 116 – Campus Universitário

Universidade Federal de Viçosa, Viçosa-MG – CEP: 36570-900

Tel.: (31) 3899-2147

 

SAIBA MAIS SOBRE A UFV

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress